Ruy Castro é um dos autores de maior prestígio na literatura brasileira.Crônicas para ler na escola é uma seleção indispensável na prateleira de qualquer estudante que esteja aprendendo a se tornar um leitor.
Com um texto elegante, o cronista e romancista Ruy Castro domina como poucos a arte de escrever. Ao longo de anos trabalhando em redações de jornais, incorporou um estilo jovial e sardônico, que se reflete nos seus livros sobre personalidades da história e da cultura do país. Crônicas para ler na escola apresenta uma pequena seleção de seu vasto repertório, que em nada se repete ou omite. São crônicas sarcásticas, bem-humoradas e críticas, que apresentam um autor opinativo, inteligente e cujo texto foge de qualquer obviedade.
Doutora em Literatura Brasileira, com Pós-Doutorado na PUC-RIO, e organizadora do livro, Sylvia Cyntrão acredita que as crônicas de Ruy Castro têm muito a dizer aos leitores de todas as idades. "Ruy é um intelectual de conhecimento vasto, estrela da nossa melhor literatura. O que ele escreve conquista o leitor também pela relevância humana muitas vezes sutil que imprime a assuntos inusitados. É o caso de Como um tumor que, tendo como pretexto o relato da criação de uma rã transparente por cientistas da Universidade de Hiroshima, no Japão, traz uma sugestão bem interessante para a política brasileira, ao final."
Na inusitada As superpiranhas, diz: "Se for ao Rio Grande do Sul, vá de botas. (...) Cientistas gaúchos descobriram outro dia a existência de uma superpiranha no rio Uruguai, pesando e medindo o dobro da piranha normal..." As superpiranhas da crônica são mortíferas, devorando boi, pregos e tudo o que estiver pela frente. Mas, apesar desses peixes atacarem tudo, não se devoram entre si. Assim, Ruy Casto procura mostrar o quanto as pessoas estão atrasadas em relação a elas, já que vivem acabando umas com as outras. Literal ou metaforicamente, "não apenas destruímos o que vemos à nossa volta, como nos aniquilamos a faca, pistola, metralhadora e bomba, com uma fúria capaz de chocar... De chocar o quê? De chocar uma piranha."
Ruy Castro torna todos os assuntos interessantes para os alunos, mesmo quando fala de temas mais sérios, como política ou o comportamento da sociedade contemporânea. Seja refletindo sobre os caminhos dos novos meios de comunicação ou sobre a clonagem de embriões de rãs sem cabeça, Crônicas para ler na Escola oferece aos leitores uma seleção impiedosa e original do melhor de Ruy Castro.